sexta-feira, 3 de abril de 2009

Eostre a Deusa Pagã da Páscoa Católica


Eostre ou Ostera é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. A primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados.
De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora”. É uma Deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Ela deu nome ao Sabbat Pagão, que celebra o renascimento chamado de Ostara.Posteriormente, a igreja católica acabou por a Páscoa às festividades pagãs de Ostara e absorveu muitos de seus costumes, inclusive os ovos e coelhinho da Páscoa. Podemos perceber isso pelo próprio nome da Páscoa em inglês,Easter, muito semelhante a Eostre.
[Relações com a Mitologia
O nome Eostre ou Ostara, como também a Deusa é chamada, tem origem anglo-saxã provinda do advérbio ostar que expressa algo como “Sol nascente” ou “Sol que se eleva”, Muitos lugares na Alemanha foram consagrados a ela, como Austerkopp (um rio em Waldeck), Osterstube (uma caverna) e Astenburg.
Eostre estava relacionada à aurora e posteriormente associada à luz crescente da Primavera, momento em que trazia alegria e bênçãos a Terra.Por ser uma Deusa um tanto obscura, muito do que se sabia sobre ela foi se perdido através dos tempos, e descrições, mitos e informaçõe sobre ela são escassos. Seu nome e funções têm relação com a Deusa grega Eos, Deusa do Amanhecer na mitologia grega. Alguns historiadores dizem que ela é meramente uma das várias formas de Frigg *deusa indo-européia – esposa de Odin), ou que seu nome seria um epíteto para representar Frigg em seu aspecto jovem e primaveril. Outros pesquisadores a associam à Astarte (Deusa Fenícia) e Ishtar (deusa Babilônica), devido às similaridades em seus respectivos festivais da Primavera. Dizem as lendas que Eostre tinha uma especial afeição por crianças. Onde quer que ela fosse, elas a seguiam e a Deusa adorava cantar e entretê-las com sua magia. Um dia, Eostre estava sentada em um jardim com suas tão amadas crianças, quando um amável pássaro voou sobre elas e pousou na mão da Deusa. Ao dizer algumas palavras mágicas, o pássaro se transformou no animal favorito de Eostre, uma lebre. Isto maravilhou as crianças. Com o passar dos meses, elas repararam que a lebre não estava feliz com a transformação, porque não mais podia cantar nem voar. As crianças pediram a Eostre que revertesse o encantamento. Ela tentou de todas as formas, mas não conseguiu desfazer o encanto. A magia já estava feita e nada poderia revertê-la. Eostre decidiu esperar até que o inverno passasse, pois nesta época seu poder diminuía. Quem sabe quando a Primavera retornasse e ela fosse de novo restituída de seus poderes plenamente pudesse ao menos dar alguns momentos de alegria à lebre, transformando-a novamente em pássaro, nem que fosse por alguns momentos.
A lebre assim permaneceu até que então a Primavera chegou. Nessa época os poderes de Eostre estavam em seu apogeu e ela pôde transformar a lebre em um pássaro novamente, durante algum tempo. Agradecido, o pássaro botou ovos em homenagem a Eostre. Em celebração à sua liberdade e às crianças, que tinham pedido a Eostre que lhe concedesse sua forma original, o pássaro, transformado em lebre novamente, pintou os ovos e os distribuiu pelo mundo.
Para lembrar às pessoas de seu ato tolo de interferir no livre-arbítrio de alguém, Eostre entalhou a figura de uma lebre na lua que pode ser vista até hoje por nós. Eostre assumiu vários nomes diferentes como Eostra, Eostrae, Eastre, Estre e Austra. É considerada a Deusa da Fertilidade plena e da luz crescente da Primavera.
Seus símbolos são a lebre ou o coelho e os ovos, todos representando a fertilidade e o início de uma nova vida.
A lebre é muito conhecida por seu poder gerador e o ovo sempre esteve associado ao começo da vida. Não são poucos os mitos que nos falam do ovo primordial, que teria sido chocado pela luz do Sol, dando assim vida a tudo o que existe. Eostre também é uma Deusa da Pureza, da Juventude e da Beleza. Era comum na época da Primavera recolher o orvalho para banhar-se ritualisticamente. Acreditava-se que orvalho colhido nessa época estava impregnado com as energias de purificação e juventude de Eostre, e por isso tinha a virtude de purificar e rejuvenescer.

Fontes de Consulta:
Coven – Criando e Organizando seu próprio grupo – Claudyney Prieto Explorando o Druidismo Celta – Sirona Knight Grimoire: Ayesha Grimoire: IDC Rituais Celtas – Andy Bagggot Todas as Deusas do Mundo – Claudinei Prieto Trabalho mágico para covens – Edain McCoy Wicca – A Feitiçaria Moderna – Gerina Dunwich Wicca – A Religião da Deusa – Claudiney Prieto

segunda-feira, 16 de março de 2009

Seminário de Crianças, Intermediários e Adolescentes.

A Igreja Crista Maranata realiza neste mês de Marco um seminário com um publico especial; crianças, intermediários e adolescentes, tendo como tema do seminário: “Preparo para o Arrebatamento” , neste seminário que será realizado como uma grande evangelização a Igreja Crista Maranata vem ensinar aos pequenos sobre a Eternidade que Jesus nos preparou e sobre sua volta triunfal e de como devemos estar atentos e preparados para este momento. Este trabalho esta sendo realizado não só no Brasil mas também em outros paises.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Mensagem do Apóstolo Estevam Hernandes e Bispa Sônia, direto dos EUA

Acidente na Sede mundial da Renascer em Cristo, em São Paulo

Mensagem do Apóstolo Estevam Hernandes e Bispa Sônia, direto dos EUA

Atenção, por favor.

Ainda profundamente abalados com tão terrível e lamentável acidente ocorrido neste domingo, dia 18 de janeiro, os líderes da Renascer em Cristo, Apóstolo Estevam Hernandes e Bispa Sônia, transmitiram uma breve mensagem, diretamente dos Estados Unidos.
A mensagem é destinada à população de São Paulo, aos fiéis de várias denominações e igrejas evangélicas que estão, de forma absolutamente solidária, buscando agir e agindo, ajudando não só no local do acidente como também em todos os hospitais para onde as vítimas foram transferidas. É ainda uma conclamação a todo o povo da Renascer, para que se una em prece e solidariedade em torno das famílias enlutadas e dos feridos em recuperação nos hospitais.>
A mensagem:
"Estamos todos absolutamente consternados, tristes e pasmos com a tragédia que nos abateu neste domingo, ceifando vidas, ferindo pessoas, trazendo tanto horror.
Mas temos que ser firmes, cada vez mais fortes, unidos, para superarmos. Nós temos Jesus Cristo que nos deixou o Consolador, o Espírito Santo. Essa mensagem agora deve trazer esperança e a confiança. E ser viva dentro de cada um de nós.
Acima de tudo, nós oramos e pedimos ao Espírito Santo que console o coração de cada um. Nós acreditamos na eternidade com Cristo.
As pessoas foram colhidas por Deus. Nós cremos naquilo que a Bíblia nos fala em Filipenses 1:21 " Para mim o morrer é ganho e o viver é Cristo". E acreditamos no Salmo 116:15, "Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”.
Foi uma grande fatalidade o que ocorreu. Não sabemos o motivo. Mas há de haver um propósito para tal sofrimento. Nosso coração está enlutado, sofrendo muito, pelas vidas, pelas vítimas, pela situação, pela calamidade. Esperamos que em Deus possamos ter o entendimento e o conforto desta enorme tragédia.
Esperamos que Deus possa enxugar nossas lágrimas com milagres.
Nossas orações, nosso amor, nossa solidariedade. Que Deus possa nos abençoar e trazer essa renovação de consolo e esperança, de fé, de forças.
Queremos agradecer por esses laços de fraternidade e solidariedade que unem todos os irmãos nessa hora tão sofrida”.

Apóstolo Estevam Hernandes, Bispa Sonia Hernandes, e família.
EUA, 19 de janeiro de 2009

Assessoria de Imprensa Renascer em Cristo
Brickmann&Associados Comunicação

Teto da Igreja Renscer desaba em São Paulo




O acidente ocorreu por volta das 19h na avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, zona sul de São Paulo. Nove pessoas morreram no local. Neste momento, apenas os peritos da Polícia Técnica continuam na área do desabamento. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, 117 pessoas foram socorridas. "É praticamente nula a possibilidade de haver mais mortos no local", afirmou o secretário em entrevista coletiva no local do acidente, nesta segunda, junto ao prefeito Gilberto Kassab (DEM). Cerca de 400 pessoas estariam no local no momento da tragédia. A avenida que teve o trecho próximo ao templo interditado durante toda a noite foi liberada no final da madrugada desta segunda-feira.






A Igreja Renascer em Cristo




Fundada em 1986 pelo ex-gerente de marketing da Xerox, Estevam Hernandes, e por sua mulher, Sônia, proprietária de uma boutique em São Paulo, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo constituiu nos últimos 20 anos um império da comunicação. O começo da igreja, entretanto, foi modesto: um grupo de oração organizado na casa de Hernandes, que ganhou corpo e se transferiu para uma pizzaria, onde foi criada a igreja.
Três anos depois, a Renascer abria sua primeira igreja, no bairro paulista do Cambuci (zona central da cidade de São Paulo). Hoje, já são mais de 1.000 templos, sendo pelo menos oito fora do país, para atender cerca de 2 milhões de fiéis.
Em 1990, Hernandes adquiria a primeira rádio da Renascer, trampolim para a atual rede de comunicação da Renascer: uma rede de televisão (a rede Gospel, cuja sinal abrange 74% do país, segundo a própria emissora), uma rede de emissoras de rádio (a Gospel FM), além de um dos empreendimentos mais bem sucedidos da igreja: uma gravadora de músicas religiosas, o que praticamente criou um novo segmento de consumo na indústria fonográfica do país, nos anos 80. A Igreja também possui estabelecimento de ensino privado (o Esar) e uma fundação de assistência social (a Fundação Renascer).
A força política da "Renascer" pode ser vista em um evento que faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo: a "Marcha para Jesus", organizada desde 1993, pela bispa Sônia, que reúne milhões de pessoas na avenida Paulista, na cidade de São Paulo. E a cada eleição, uma "romaria" de políticos, das mais distintas correntes idelógicas, busca apoio do casal para influenciar o voto dos fiéis.
A Igreja Renascer em Cristo faz parte do que alguns especialistas em religião identificam como uma terceira etapa do protestantismo no Brasil --chamados de neopentecostais.
No início do século passado, imigrantes americanos e europeus trouxeram os primeiros grupos pentecostais para o território brasileiro --como a Congregação Cristã no Brasil e a Assembléia de Deus.
Antes disso, o protestantismo já estava presente no país. Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, a Igreja Anglicana se estabeleceu no país, por exemplo. Em 1824, os alemães trouxeram o Luteranismo para o Brasil. Há relatos de que o primeiro grupo batista se estabeleceu no país em 1871.
Terceiro ciclo do protestantismo
A partir da década de 70, começaram a surgir os primeiros grupos religiosos criados por iniciativas de brasileiros, em sintonia com um fenômeno também identificado no restante da América Latina: o movimento chamado de "neopentecostalismo", do qual a "Renascer em Cristo" é um dos maiores representantes no Brasil, com cerca de 2 milhões de fiéis.
Os chamados "neopentecostais" dão mais ênfase aos rituais de exorcismo e de cura e propagam a "teologia da prosperidade", que vincula a bênção divina ao sucesso material. Esses grupos também são caracterizados pelo investimento nos meios de comunicação, com a criação de jornais, rádios e redes de televisão voltados para a divulgação religiosa.
Em paralelo, também se organizaram para buscar influência política, à medida que o grupo ganhava fiéis.